quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lista de Ácidos Nucleicos

01 - (UEFS BA)   
A vida como a conhecemos é extremamente diversificada e adaptável, permitindo que organismos existam em alguns dos lugares mais inóspitos do planeta. Mas a “vida” tende a se basear em uma matriz, recombinando seis elementos básicos e deixando aberta a possibilidade de outras combinações que compõem tipos totalmente diferentes de atividades biológicas. A vida como a conhecemos pode não ser tudo o que existe, tanto para a biologia terrestre quanto extraterrestre.
Essa possibilidade parece agora mais promissora à luz de um novo estudo sobre uma bactéria isolada do lago Mono, na Califórnia, que usa arsênio, geralmente venenoso à vida, como um dos seus principais nutrientes. (A VIDA como..., 2010).



O estudo realizado por cientistas americanos modificou a compreensão sobre a origem de vida na Terra, devido

a)     à substituição do carbono pelo arsênio para formação das moléculas orgânicas essenciais à vida, tais como açúcares e lipídios.
b)     à incorporação do arsênio às biomoléculas do microrganismo analisado, substituindo o fósforo na composição da molécula de DNA.
c)      à utilização de um elemento químico tóxico para sobrevivência celular, sendo essa via metabólica apenas compatível com formas de vida extraterrestre descobertas no planeta Marte.
d)     ao armazenamento de arsênio em vesículas intracelulares, servindo, assim, como elemento químico capaz de fornecer energia independentemente das condições nutricionais do meio ambiente.
e)     ao fortalecimento da hipótese de que os organismos descendem de um mesmo ancestral que possuía capacidade de internalização de arsênio.

02 - (UEFS BA)   
Como geralmente acontecia aos sábados de manhã, comecei a trabalhar no laboratório de Cavendish, da Universidade de Cambridge, antes de Francis Crick, no dia 28 de fevereiro de 1953. Eu tinha bons motivos pra levantar cedo. Sabia que estávamos perto de decifrar a estrutura de uma molécula quase desconhecida na época, chamada ácido desoxirribonucleico (DNA). Mas essa não era uma molécula qualquer: o DNA, como Crick e eu estávamos cientes, contém a chave da natureza das coisas vivas, armazenando as informações hereditárias que são passadas de uma geração a outra e orquestrando o mundo inacreditavelmente complexo da célula. Se decifrássemos sua estrutura tridimensional, a arquitetura da molécula, teríamos um vislumbre do que Crick chamava de “o segredo da vida”. (WATSON, 2005, p. 11).

Com base no texto e nos conhecimentos relacionados à estrutura da molécula de DNA, analise, dentre as proposições a seguir, aquela que reflete informações corretas sobre a estrutura dessa molécula.

a)     “dois tipos de desoxinucleotídeos constituem as unidades que formam cada uma das cadeias da molécula de DNA”.
b)     “a molécula consiste em uma cadeia única de nucleotídeos, estabelecendo pareamentos transitórios entre as bases nitrogenadas A-T e G-C em regiões específicas”.
c)      “a formação de ligações de Hidrogênio unem pares de bases específicos na dupla hélice”.
d)     “o pareamento inespecífico estabelecido entre as bases complementares na dupla hélice é a base para a fidelidade da replicação conservativa do DNA”.
e)     “a possibilidade de formação de quatro moléculas filhas idênticas a partir de uma molécula molde caracteriza a base molecular da hereditariedade”.

03 - (UFAM)   
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na última quinta-feira, dia 30 de julho de 2009, a Lei número 12.004, alterando a Lei número 8.560, que regula a investigação de paternidade dos filhos havidos fora do casamento. A mudança na legislação reconhece a presunção de paternidade quando o suposto pai se recusar em se submeter ao exame de DNA ou a qualquer outro meio científico de prova, quando estiver respondendo a processo de investigação de paternidade, entendimento iniciado em julgamentos do Superior Tribunal de Justiça e sumulado no tribunal desde 2004.
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/agosto-2009/recusa-emfazer-teste-de-dna-presume-paternidade-
Acesso em: 21/10/09

A estrutura do nucleotídeo de DNA se diferencia do RNA pela presença de:

a)     Desoxirribose e uracila no RNA; ribose e timina no DNA .
b)     Desoxirribose e uracila no RNA; desoxirribose e citosina no DNA.
c)      Ribose e timina no RNA; desoxirribose e uracila no DNA .
d)     Ribose e uracila no RNA; desoxirribose e timina no DNA .
e)     Ribose e timina no RNA; ribose e adenina no DNA.

04 - (UNIMONTES MG)   
A tirinha a seguir ilustra uma situação comumente encontrada nos dias de hoje. Leia-a atentamente e analise-a.



Considerando a figura e o assunto relacionado com a biologia, implícito no diálogo, analise as alternativas abaixo e assinale a correspondente ao composto que MELHOR justifica o não respondido por Sofia.

a)      Proteína.
b)     DNA.
c)      Carboidrato.
d)     Lipídeo.

05 - (PUC RJ)   
O material genético deve suas propriedades a seus constituintes, os nucleotídeos, e à forma como são organizados na molécula de ácido nucléico. No caso específico do DNA, é característica da estrutura molecular:

a)    a ligação entre as bases nitrogenadas se dar por pontes de enxofre.
b)    a pentose típica do DNA ser uma desoxirribose.
c)    ter como bases nitrogenadas a adenina, citosina, guanina, timina e uracila.
d)    não existir uma orientação de polimerização dos nucleotídeos em cada cadeia.
e)    formar cadeias somente de fitas simples.

06 - (PUC RJ)   
Com o advento da Biologia Molecular, o ser humano conseguiu realizar inúmeras façanhas como identificar pessoas que estiveram em determinados locais, realizar testes de paternidade e determinar a relação filogenética entre diferentes seres vivos, através do sequenciamento e homologia dos ácidos desoxirribonucléicos de cada indivíduo. Esse ácido tem como característica ser uma molécula polimérica de fita

a)     simples, composta por pentoses, bases nitrogenadas e fosfato.
b)     dupla, composta de pentoses, bases nitrogenadas e fosfato.
c)      dupla, composta por hexoses, aminoácidos e nitrogênio.
d)     dupla, composta por nucleotídeos ligados por pontes de enxofre.
e)     simples, composta por nucleotídeos ligados por pontes de hidrogênio.

07 - (UFSM)   
Milhares de anos após o último mamute lanoso caminhar sobre a tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% do genoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seu material genético.



Sobre o DNA, é possível afirmar:

I.    Na molécula do DNA, são encontradas as quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina.
II.   A ligação entre as bases complementares da dupla fita do DNA é feita através de pontes de hidrogênio.
III.  Se, no filamento de DNA, houver a sequência TTTCCATGT, haverá, no seu filamento complementar, a sequência AAAGGUACA.

Está(ão) correta(s)

a)   apenas I.
b)   apenas I e II.
c)   apenas II.
d)   apenas I e III.
e)   apenas II e III.

08 - (PUC RS)   
Uma linhagem de bactérias foi suprida com uma solução rica em adenina marcada com fósforo radioativo. Após, as mesmas bactérias foram mantidas em meio de cultura e em temperatura adequados para que se multiplicassem.
No dia seguinte, uma análise das bactérias detectou a presença de grandes quantidades de adenina radioativa em

a)    carboidratos.
b)    proteínas.
c)    lipídeos.
d)    ácidos nucléicos.
e)    ácidos graxos.

09 - (UDESC SC)   
O esquema abaixo representa um filamento de DNA e, a partir dele, ocorre a síntese do RNA-mensageiro.



Assinale a alternativa correta sobre a transcrição deste filamento.

a)    A transcrição da mensagem genética significa passar o código da sequência de letras do RNA para uma sequência de aminoácidos da proteína.
b)    A sequência AUG CCU GAU UGA AUC no RNA-mensageiro formou-se a partir desta transcrição.
c)    A sequência UAC GGA CUA GCU UAG no RNA-mensageiro formou-se a partir desta transcrição.
d)    O processo de transcrição ocorre no citoplasma da célula.
e)    Um grupo de três letras no RNA-mensageiro constitui o aticódon, a partir desta transcrição.

10 - (UFPA)   
A fotossíntese realizada pelas plantas transforma água e CO2 em açúcares. Os açúcares produzidos são utilizados na síntese de todas as substâncias orgânicas necessárias ao seu metabolismo, e, entre essas substâncias, destacam-se os ácidos nucléicos (RNA e DNA), que são constituídos de

a)    pentoses e trioses.
b)    hexoses e bases nitrogenadas.
c)    bases nitrogenadas e trioses.
d)    pentoses e bases nitrogenadas.
e)    hexoses e fosfato.

11 - (CEFET PR)   
Vivemos num país tropical, que recebe altas taxas de radiação solar durante o ano inteiro. Com isso a população brasileira está sujeita a longos períodos de exposição ao sol. Sabe-se que exposições moderadas, nas primeiras horas da manhã, são uma prática saudável, pois além de ativar a circulação sangüínea também possibilitam a síntese de vitamina D, especialmente em jovens e crianças. O uso de filtros e protetores solares protege um pouco a pele, porém não impede totalmente a passagem dos perigosos raios ultravioletas. Os raios ultravioletas podem provocar a formação de ligações entre bases adjacentes de uma cadeia de DNA (os dímeros) que distorcem o pareamento com as bases da cadeia oposta,conduzindo ao aparecimento das mutações.
Tendo em vista a estrutura do DNA, é INCORRETO afirmar que ele:

a)    possui como açúcar a ribose.
b)    apresenta-se como uma dupla-hélice.
c)    é o principal constituinte dos cromossomos.
d)    replica-se por um processo chamado duplicação semiconservativa.
e)    é constituído por unidades chamadas nucleotídeos.

12 - (UDESC SC)   
Assinale a alternativa correta sobre os ácidos nucléicos.

a)    O DNA e o RNA são idênticos em constituição e diferentes em forma molecular.
b)    O RNA é constituído pelas bases púricas adenina e guanina, e pirimídicas uracila e timina.
c)    O DNA é constituído pelas bases púricas adenina e timina, e pirimídicas citosina e guanina.
d)    O DNA é constituído pelas bases púricas adenina e guanina, e pirimídicas citosina e timina.
e)    O RNA é constituído pelas bases púricas adenina e timina, e pirimídicas citosina e uracila.

13 - (UDESC SC)   
Os organismos vivos são constituídos de várias macromoléculas orgânicas, conhecidas como polímeros biológicos.
Sobre essas macromoléculas, é incorreto afirmar:

a)    Ácidos nucléicos são polímeros de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas, com funções estruturais.
b)    Os lipídeos são compostos formados por ácidos graxos, que podem constituir membranas celulares e exercer papéis importantes como hormônios.
c)    Proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações peptídicas e que podem exercer funções enzimáticas, estruturais e energéticas.
d)    Carboidratos são conhecidos como açúcares, constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo as principais fontes de energia da célula.
e)    Alguns tipos de polissacarídeos podem ser encontrados na estrutura da parede celular dos vegetais e também ser estocados como reservas energéticas em vegetais.

14 - (UEMS)   
Das moléculas constituintes dos seres vivos, quais são as responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários?
a)    carboidratos
b)    proteínas
c)    ácidos nucléicos
d)    ácidos graxos
e)    glicoproteínas

15 - (PUC RS)   
Considere a representação gráfica da formação do nucleotídeo e as informações a seguir.



Os ácidos nucléicos (DNA e RNA)são compostos de monômeros chamados nucleotídeos, os quais são formados por subunidades representadas por um retângulo, um pentágono e um círculo.

As formas geométricas citadas no texto acima representam, respectivamente, base _________, _________ e grupo _________.
a)    pirimídica    ribose              fosfato
b)    nitrogenada desoxirribose   nitrato
c)    púrica          ribose             fosfato
d)    pirimídica     desoxirribose  nitrato
e)    nitrogeneda  pentose           fosfato

16 - (UFAM)    
Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes. Cada nucleotídeo, é constituído de uma molécula de ácido fosfórico ligada a uma pentose; a pentose acha-se ligada a uma base nitrogenada, conforme indica o esquema abaixo. Identifique a representação do nucleotídeo de acordo com o esquema.



Assinale a alternativa:
a)     1 pentose iodoalcalina; 2 fosfato; 3 base hidrogenada.
b)     1 fosfato; 2 pentose; 3 base nitrogenada.
c)     1 fosfato; 2 base nitrogenada; 3 pentose.
d)     1 base nitrogenada; 2 pentose; 3 fosfato.
e)     1 fosfatose ácida; 2 pentose; 3 base trinitrogenase alcalina.

17 - (UFC CE)    
Leia o texto a seguir.
O mamífero-símbolo da Idade do Gelo provavelmente tinha dois tipos de pelagem: castanho-escuro e loiro. A inferência vem diretamente do DNA do mamute-lanoso (Mammuthus primigenius), de exemplares mortos há 43 mil anos na Sibéria. É uma das primeiras vezes em que os genes de um bicho extinto dão pistas sobre características suas em vida.
Mamutes podem ter tido pêlo “loiro”, sugere análise de DNA. Folha de São Paulo, 07/07/2006.

Em relação às características genéticas deste mamífero, é possível afirmar corretamente que:
a)    seus genes estavam dispostos em cromossomos circulares.
b)    seu DNA era composto por bases nitrogenadas, ribose e fosfato.
c)    seus genes estavam organizados nos plasmídeos.
d)    suas moléculas de DNA apresentavam estrutura helicoidal.
e)    seus genes para o tipo de pelagem localizavam-se no DNA mitocondrial.

18 - (UFAC)    
Com relação aos ácidos nucléicos é correto afirmar:

I.      as bases purinas são idênticas no DNA e RNA;
II.     tanto o DNA quanto o RNA são formados por bases nitrogenadas, pentose e fosfato;
III.    o DNA é formado por um único filamento enquanto que o RNA é formado por dois filamentos ligados entre si por pontes de hidrogênio;
IV.    no processo de duplicação do DNA a molécula original (molécula mãe) dá origem a duas moléculas filhas semiconservativas;
V.     no processo de tradução (síntese de proteínas), a seqüência de bases do RNAr (RNA ribossômico) é que orienta a incorporação dos aminoácidos na formação das proteínas.

São verdadeiras apenas as afirmativas:
a)     I e III.                     
b)     I, II e IV.                 
c)     I, II e III.
d)     II, IV e V.
e)     IV e V.

19 - (UFSM)   
Em relação ao pareamento típico de bases na molécula de DNA, assinale a alternativa correta.


20 - (UEPB)    
Uma molécula de DNA, com seqüência de bases GCATGGTCATAC, permite a formação de um RNA mensageiro com a seguinte seqüência de bases:
a)    CGTACCAGTAGT
b)    CGUACCAGUAUG
c)    GCUAGGACUATU
d)    CGTACCTACTCA
e)    GCATGGTCATAC

GABARITO:

1) Gab: B

2) Gab: C

3) Gab: D

4) Gab: B

5) Gab: B

6) Gab: B

7) Gab: B

8) Gab: D

9) Gab: B

10) Gab: D

11) Gab: A

12) Gab: D

13) Gab: A

14) Gab: C

15) Gab: E

16) Gab: B

17) Gab: D

18) Gab: B

19) Gab: A

20) Gab: B


Um comentário: