terça-feira, 13 de setembro de 2011

Herança Quantitativa


01 - (UFTM MG)  
A herança da cor de pele humana classifica as pessoas em negro, mulato-escuro, mulato-médio, mulato-claro e branco. Sabe-se que se trata de um caso de herança quantitativa, em que essas cinco classes fenotípicas são controlados por dois genes, cada um com dois alelos (Aa e Bb). O indivíduo negro apresenta genótipo AABB e o branco aabb. O gráfico a seguir indica uma possível descendência de um determinado casal.



Pode-se supor que o casal em questão apresenta o fenótipo

a)   mulato-escuro e mulato-claro, com genótipos AABb e Aabb, respectivamente.
b)   mulato-escuro e genótipo AaBB.
c)   mulato-médio e genótipo AaBb.
d)   mulato-médio e genótipo AAbb.
e)   mulato-claro e genótipo Aabb.

02 - (UCS RS)  
A cor da pele humana depende de pelo menos dois pares de alelos, localizados em cromossomos homólogos. A interação gênica que determina a cor é denominada __________. Entretanto, a cor da pele pode sofrer variações influenciadas pelo ambiente, pois as pessoas que tomam banho de sol ficam bronzeadas, isto é, ficam com cor mais escura devido ao aumento do pigmento chamado ___________.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.

a)   herança quantitativa – melanina
b)   pleiotropia – serotonina
c)   dominância incompleta – eritrocruerina
d)   epistasia – serotonina
e)   dominância completa – melanina

03 - (UNESP SP)   
Políticas de inclusão que consideram cotas para negros ou afrodescendentes nas universidades públicas foram colocadas em prática pela primeira vez na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2001. Propostas como essas geram polêmicas e dividem opiniões. Há vários argumentos contra e a favor. Os biólogos têm participado desse debate, contribuindo com os conhecimentos biológicos referentes à raça e à herança da cor da pele humana, entre outros.
Assinale a afirmação considerada correta do ponto de vista da biologia.
a)   Os critérios para se definir duas populações como raças diferentes são científica e consensualmente determinados.
b)   Não encontramos, na história da biologia, dúvidas sobre a existência de raças na espécie humana.
c)   A cor da pele humana é um exemplo de herança quantitativa ou poligênica, o que significa que vários genes atuam na sua definição.
d)   O fato de a cor da pele não ser influenciada por fatores ambientais reforça a hipótese da existência de raças na espécie humana.
e)   A determinação da cor da pele humana segue os padrões do tipo de herança qualitativa e é um exemplo de co-dominância.

04 - (MACK SP)   
Suponha que, em uma espécie de planta, a altura do caule seja condicionada por 3 pares de genes com efeito aditivo. A menor planta, com genótipo recessivo, mede 40 cm e cada gene dominante acrescenta 5 cm à altura. Uma planta de genótipo aaBbCc foi autofecundada. A proporção de descendentes que serão capazes de atingir a altura de 50 cm é de:
a)   1/16
b)   1/4
c)   3/16
d)   6/16
e)   1/2

05 - (UNICAMP SP)   
No ser humano, a ausência de pigmento (albinismo: dd) e a cor da pele (cor branca: aabb; cor negra: AABB) são características autossômicas. Do casamento entre um homem e uma mulher negros, nasceu um menino albino. Do casamento desse rapaz com uma mulher branca, nasceram dois filhos mulatos intermediários e uma filha albina.
Com base nesses dados:
a)   Indique os genótipos de todas as pessoas citadas no texto. (Use as notações indicadas no texto para identificar os alelos.)
b)   Se um dos descendentes mulatos intermediários se casar com uma mulher branca albina, qual será a proporção esperada de filhos albinos?
c)   A que tipo de herança se refere a característica cor de pele? Justifique.

06 - (UEPG PR)   
O mecanismo da herança da cor da pele na espécie humana mostra um efeito de genes cumulativos e assim chegou-se ao conceito de herança quantitativa. Sobre essa interação gênica, assinale o que for correto.
01.  Os fenótipos esperados quanto a cor da pele na espécie humana são: negro, mulato escuro, mulato médio, mulato claro e branco.
02.  A grande variação da cor da pele no homem deve-se não apenas à herança quantitativa, mas também à maior ou menor exposição ao Sol.
04.  A cor dos olhos é determinada pela quantidade de melanina na camada mais superficial. Com pouca ou nenhuma melanina, os olhos ficam azuis. Se houver um pouco mais de melanina, os olhos aparecem esverdeados. Com mais melanina, o tom dos olhos pode variar de marrom até quase preto.
08.  A cor da íris na espécie humana também é resultado de uma interação gênica semelhante à da cor da pele (poligenia).
16.  A cor da pele é determinada por um único par de genes, entre os quais não há dominância. Os filhos de indivíduos de pele negra são igualmente negros e os filhos de indivíduos de pele branca são igualmente brancos. Os filhos de negros e brancos são mulatos,

07 - (MACK SP)     


A cor dos grãos de trigo é condicionada por dois pares de genes de efeito aditivo. A tabela acima mostra o número de genes dominantes e as cores determinadas por eles. Do cruzamento entre um indivíduo AaBb e um Aabb, a proporção esperada de indivíduos com grãos vermelhos é de:
a)   3/8
b)  1/8
c)  3/16
d)   6/8
e)   5/8

08 - (UFRJ)     
A massa de um determinado tipo de fruto depende da ação de dois genes A e B, não alelos, independentes e de ação cumulativa (polimeria).
Esses genes contribuem com valores idênticos para o acréscimo de massa. Os genes a e b, alelos de A e B respectivamente, não contribuem para o acréscimo de massa.
O fruto de uma planta de genótipo AABB tem 40 gramas de massa enquanto o de uma planta de genótipo aabb tem 20 gramas.
Determine a massa do fruto de uma planta de genótipo AABb. Justifique sua resposta.

2 comentários:

  1. Muito bom, mas cadê a resolução explicativa? Só exercícios eu tenho nos livros! Meerd!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) D 2) D 3) A 4) A 5) B 6) D 7) A
      8) C 9) Se os genes a e b não contribuem para o peso e o fruto aabb tem 20g, teremos AABB = 40g - 20g = 20g.
      Logo, cada gene A ou B contribui com 5g.
      Portanto o fruto de genótipo AABb terá 20 + 15 = 35g.
      10) Considerando dois pares de genes A e B para a determinação da cor da pele temos:
      A e B – condicionam a síntese de melanina; neste caso temos um exemplo de herança quantitativa onde, quanto mais genes dominantes eu tiver, mais escura a pele será:



      AABB – pele negra
      AABb ou AaBB – mulato escuro
      Aabb ou AaBb ou aaBB – mulato médio
      Aabb ou aaBb – mulato claro
      aabb – branca
      Genótipo da mulher: AaBb
      Genótipo do marido: Aabb ou aaBB



      Fenótipos dos descendentes:
      mulato escuro 12,5%
      mulato médio 37,5%
      mulato claro 37,5%
      branca 12,5%
      11)


      c) herança poligênica (quantitativa)
      12) D 13) C 14) A 15) C 16) C 17) Gab: A
      18) 15/16 audição normal : 1/16 surdos
      19) a) Galo: RrEe, Galinha: Rree b) Os genes obedecem a segunda Lei de Mendel em função das proporções observadas na descendência.
      20) B

      Excluir