quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LISTA REVISÃO 2 ANO



INTERAÇÃO GENÉTICA E EPISTASIA



01 - (UESPI)  
Observando o esquema abaixo, é possível concluir que:



a)    o gene A é epistático.
b)    o gene B é pleiotrópico.
c)    a expressão do gene A depende da expressão do gene B.
d)    a expressão do gene B é induzida pela expressão do gene A.
e)    os genes A e B são expressos independentemente.

Gab: A

02 - (UCS RS)  
Um criador de cavalos que comprou reprodutores (heterozigóticos) para dois pares de alelos (Ww e Bb) obteve entre os filhotes 75% de coloração branca, 18,75% de coloração preta e 6,25% de coloração marrom. A proporção fenotípica resultante do cruzamento entre di-híbridos 12 : 3 : 1, como observado nesses cavalos, é característica de

a)    epistasia recessiva.
b)    pleiotropia.
c)    interação gênica.
d)    herança quantitativa.
e)    epistasia dominante.

Gab: E

03 - (UNICAMP SP)  
Nos cães labradores, apenas dois genes autossômicos condicionam as cores preta, chocolate e dourada da pelagem. A produção do pigmento da cor preta é determinada pelo alelo dominante B e a do pigmento chocolate, pelo alelo recessivo b. O gene E também interfere na cor do animal, já que controla a deposição de pigmento na pelagem. A cor dourada é determinada pelo genótipo ee.
Uma fêmea dourada cruzou com um macho chocolate e teve filhotes com pelagem preta e filhotes com pelagem chocolate, na mesma proporção. Quando essa mesma fêmea dourada cruzou com um macho preto, nasceram oito filhotes sendo um chocolate, três pretos e quatro dourados.

a)   Qual o genótipo da fêmea mãe? Identifique e explique o tipo de interação gênica observada entre os genes envolvidos.
b)   Quais são os genótipos do cão preto (pai) e do seu filhote chocolate? Mostrar como chegou à resposta.

Gab:
a)   O genótipo da cadela é Bbee. A interação gênica observada é a epistasia (recessiva), ou seja, quando o alelo e estiver em homozigose (ee), independentemente da composição do loco B, não há pigmentação dos pelos e a cor resultante é dourada.
b)   O genótipo do cão preto (pai) é BbEe e o do filhote chocolate é bbEe. Já que tem pelagem chocolate, o filhote deve ser homozigoto para o alelo b (bb) e deve ter no mínimo um alelo E. Sabendo que sua mãe tem genótipo Bbee, conclui-se que ele é heterozigoto para o loco E (Ee). A inferência da heterozigose nos locos B e E do cão preto em questão decorre da observação de que, sendo preto, esse cão obrigatoriamente tem pelo menos um alelo dominante em cada loco (B_E_) e, tendo um filhote marrom (bbEe) e quatro dourados (_ _ ee), ele é portador de um alelo recessivo b e de um alelo recessivo e.

04 - (CEFET PR)  
Uma forma da determinação da cor em cavalos (brancos, marrons e pretos) ocorre por um procedimento epistático dominante. O gene W inibe a manifestação da cor. O gene B determina pêlos pretos, seu alelo recessivo, marrons.
Um garanhão duplo heterozigoto e quatro éguas de igual genótipo tiveram juntos, em toda a vida, 32 filhos. Quantos destes descendentes provavelmente eram brancos?

a)   32
b)   24
c)   18
d)   6
e)   2

Gab: B

05 - (PUC MG)   
Em cães da raça Labrador Retriever, a cor da pelagem é determinada por um tipo de interação gênica epistática de acordo com o esquema a seguir.



Sabendo que o cruzamento (geração Parental) entre um macho com fenótipo chocolate e uma fêmea de fenótipo amarela gera apenas filhotes com pelagem preta (geração F1), um criador fez as seguintes afirmações:

I.    Todos os filhotes produzidos nesse cruzamento são heterozigotos, enquanto os pais são homozigotos para os dois pares de genes.
II.    No cruzamento da fêmea parental com qualquer cão de pelagem preta, não se espera a produção de descendentes com fenótipo chocolate.
III.   No cruzamento da fêmea amarela com um de seus filhotes de F1, espera-se que 50% dos descendentes apresentem pelagem amarela.
IV.  No cruzamento entre os filhotes de F1, espera-se que 25% dos descendentes apresentem pelagem chocolate.

São afirmações CORRETAS:
a)   I, II e III apenas.
b)   II, III e IV apenas.
c)   I, III e IV apenas.
d)   I, II, III e IV.

Gab: A

06 - (MACK SP)     
Em galinhas, a cor da plumagem é determinada por 2 pares de genes. O gene C condiciona plumagem colorida, enquanto seu alelo c determina plumagem branca. O gene I impede a expressão do gene C, enquanto seu alelo i não interfere nessa expressão. Com esses dados, conclui-se que se trata de um caso de:
a)   epistasia recessiva.
b)   herança quantitativa.
c)   pleiotropia.
d)   codominância.
e)   epistasia dominante.

Gab: E

07 - (UFPA)     
Sabe-se que determinada característica é condicionada pela interação de dois pares de alelos, que se segregam independentemente, e que a proporção fenotípica de  12:3:1 foi obtida a partir do cruzamento entre duplo-heterozigotos. O tipo de interação gênica que determina tal freqüência fenotípica é
a)   Epistasia dominante.
b)   Epistasia recessiva.
c)   Interação dominante e recessiva.
d)   Genes duplos dominantes.
e)   Genes duplos recessivos.

Gab: A

(FATEC-SP)  Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica.  Este fenômemo é conhecido como:

a) interação gênica.
b) epistasia
c) herança quantitativa
d) poligenia
e) dominância completa.

Gab: A

(ACAFE-SC) Os fenótipos para a forma dos frutos da abóbora podem ser: discóide, esférica  ou alongada.
   A forma discóide dos frutos da abóbora é condicionada pelo genótipo A_B_; a forma alongada por aabb.  Do cruzamento de abóboras discóides, ambas heterozigotas, espera-se que nasçam:

a) somente abóboras discóides.
b) 50% AaBb e 50% aabb.
c) abóboras discóides, esféricas e alongadas.
d) 75% A_B_ e 25% a_B_.
e) somente abóboras discóides heterozigotas.


Gab: C

(UNIFOR-CE) Na moranga, a cor dos frutos deve-se às seguintes combinações de genes:

              B_aa = amarelo                   B_A_ = branco
               bbA_ = branco                     bbaa = verde

Estas informações permitem concluir que o gene:

a) A é epistático sobre seu alelo.
b) B é epistático sobre A e sobre a.
c) a é hipostático em relação a A.
d) b é hipostático em relação a B.
e) A é epistático sobre B e sobre b.

Gab: E

(STA.CASA-SP) Admita que em certos animais de laboratório o gene A condicione cor preta de pelagem e seja dominante sobre o seu alelo a, que condiciona a cor marrom. O gene E não alelo de A, e localizado em diferente autossomo, condiciona cor branca de pelagem, em homozigose ou heterozigose, tendo pois efeito epistático sobre os genes A e a.
            Um animal preto, filho de pais brancos, é retrocruzado com sua mãe e tem 20 descendentes com as três cores de pelagem citadas. Quantos devem ser brancos?

a)  2
b)  8
c) 10
d)  4
e)  5

Gab: C

5 comentários:

  1. Se na prova fosse so colocar o gabarito eu tava feito
    HAUIHIUAHIAUH


    Samuel, 2º ano

    ResponderExcluir
  2. posta a revisao da p2 do colegio exemplo....

    ResponderExcluir
  3. Essas Questões me ajudou muito, agora é só focar e estudar muito..

    ResponderExcluir
  4. SITES DA INTERNET ENTENDAM UMA COISA, NÃO ADIANTA NADAAAA A LISTA DE QUESTÕES DE NÃO TEM RESOLUÇÃO NESSA MERDA, COMO VOU ADIVINHA COMO FAZ? ACORDA.

    ResponderExcluir